O mercado de Beleza e Cuidados Pessoais cres­ceu 24,5% nos últimos cinco anos – crescimento médio de 4,5% ao ano –, terminando 2018 com faturamento de R$ 109,70 bilhões no Brasil, segundo dados da Euromonitor. Em 2017, o valor tinha sido de R$ 102,47 bilhões, quase o mesmo valor registrado em 2016, quando o mercado mo­vimentou R$ 102,28 bilhões.

Os segmentos que mais se desta­caram no setor em 2018, em valor, foram: fragrâncias, masculinos e cuidados com os cabelos.

Fragrâncias cresceram 62,2% de 2013 a 2018, chegando a um va­lor de R$ 25,1 bilhões em 2018, com taxa de crescimento anual de 10,2%. No segundo lugar, apare­cem os masculinos, com crescimen­to de 53,4% no mesmo período, taxa de crescimento anual de 8,9% e faturamento de R$ 21,7 bilhões em 2018. Em seguida, vem o seg­mento de cuidados com os cabelos, com avanço de 9,4% nos últimos cinco anos, a uma taxa de cresci­mento anual de 1,8% e faturamen­to de R$ 21,6 bilhões em 2018.

Limpeza – Já o setor de Limpeza pisou no freio no País em 2018. Cresceu 23,3% nos últimos cin­co anos, chegando em 2018 a R$ 21,64 bilhões, mas em 2017 havia registrado um pouco mais: R$ 22,02 bilhões.

Neste setor, os segmentos que mais se destacaram em 2018 fo­ram: cuidados com as roupas, cuidados com os pisos e cuidados com as louças.

O segmento de cuidados com as roupas faturou R$ 11,3 bilhões em 2018. Em comparação ao resulta­do de 2013, o crescimento foi de 21,8%, com taxa de crescimen­to anual de 4%. Cuidados com os pisos aparecem na sequência, com crescimento de 27,2% nos últimos cinco anos e faturamento de R$ 3,6 bilhões em 2018, a uma taxa de crescimento anual de 4,9% nos últimos cinco anos. Na terceira posição, vem o segmento de cui­dados com as louças, que avançou 23,6% de 2013 a 2018, chegando ao valor de R$ 1,8 bilhão em 2018, a uma taxa de crescimento anual de 4,3% no período.

Fonte: Revista H&C