Marcas vão além da matéria-prima e do frasco em si: criam movimentos que engajam e conectam consumidores

A embalagem sustentável ganha cada vez mais relevância no mercado em geral, em todo mundo. Em cosméticos e higiene pessoal não seria diferente. Nesses setores, inclusive, pode-se dizer que a importância da embalagem é ainda maior. Ainda mais quanto à sua relação com os novos rumos do consumo coletivo, pautado fortemente no aspecto natural e nas características de sustentabilidade.

Dados globais da Nielsen mostram que o consumidor relaciona produtos sustentáveis com ingredientes naturais, 47,7%, e embalagens com menor impacto no meio ambiente, natural 48,7%, biodegradável, 45,5%, e reciclável, 30,3%. O principal motivo para a adesão a itens assim, segundo a empresa, seria o fato de esses atributos fazerem bem ao planeta e contribuírem para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Já a Mintel aponta que 54% das pessoas não gostam de desperdício, enquanto 51% dizem ser favoráveis à sustentabilidade pelo interesse em “fazer algo pelo meio ambiente”. Com foco em consumo, 22% disseram pagar mais por um produto originado por marcas sustentáveis, refletindo a importância da implementação de inovações na indústria e no varejo.

No Brasil, a interpretação do que são produtos sustentáveis está para 71% dos entrevistados ligada a itens com embalagens biodegradáveis e recicláveis. E tem como principal apelo o fato de promover menos impacto ao meio ambiente, 69%, seguido de produtos naturais e orgânicos, 58%. Esses dados foram apresentados em setembro no seminário O Desafio da Revolução Verde, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Além dos próprios produtos – Há empresas que já entenderam o recado e estão se movimentando para estar à frente em embalagens, principalmente no quesito sustentabilidade. Não apenas com seus próprios produtos, mas gerando um ambiente amplo de atitudes e ações que trazem valor a suas marcas. É um movimento que parece não ter volta.

A Natura é ilustra esse esforço. Em parceria com a Heineken, a fabricante promove a reciclagem de 2,5 milhões de copos plásticos usados no Rock in Rio 2019. As marcas explicam que o propósito é estimular ações de impacto positivo e fazer um convite para que as pessoas sejam agentes de transformação da sociedade.

A ação propõe estimular a economia circular, começando o ciclo com cooperativas locais que trabalham em parceria com o festival e separam os resíduos plásticos durante o evento. Esse material coletado foi encaminhado à Braskem, empresa parceira do projeto e fornecedora de resina plástica para a fabricação de embalagens da Natura. Com uso de materiais reciclados pós-consumo a previsão é gerar aproximadamente 10 toneladas de resina, que darão origem a cerca de 670 mil tampas do Deo Spray Corporal Humor.

A Natura tem um compromisso histórico com a sustentabilidade, que é um dos pilares de atuação da marca. “Desde 2007, somos uma empresa Carbono Neutro e acreditamos que o compromisso de reduzir as emissões de carbono e gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente é um desafio coletivo”, diz Maria Paula Fonseca, diretora global da marca. “A parceria com a Heineken é mais um desdobramento do movimento Todos Juntos #PorUmMundoMaisBonito, no qual fazemos um convite para que as pessoas se engajem na construção de um mundo melhor”, completa.

Dentro de casa – Quem nunca ouviu a frase “o exemplo começa dentro de casa”? Bom, com relação a embalagens isso também tem sido uma verdade, pelo menos no setor de higiene e beleza. A Yamá Cosméticos iniciou uma parceria com a Coopernova Cotia Recicla, que ficará responsável por recolher os resíduos recicláveis da fábrica da Yamá. A colaboração começou em setembro e, no mesmo mês, já havia arrecadado 3,56 toneladas de papel e plástico. Esse exemplo positivo, quando divulgado, certamente também favorece a percepção da marca pelo consumidor, como marca envolvida com o tema de sustentabilidade.

A Yamá usa material reciclado para a elaboração das embalagens da linha Yamasterol Cachos. Cerca de 20% do polietileno de alta densidade (PEAD) utilizado pela empresa para produzir os frascos são provenientes de reciclagem.

Redução de desperdício – A embalagem pode ajudar também no consumo consciente, no sentido de estimular a redução de desperdício de produto. A marca Sundown anunciou em outubro uma novidade que vai por esse caminho.

A marca apresenta uma nova versão da linha Praia & Piscina. Com novas e modernas embalagens, o lançamento auxilia na dosagem do produto a partir de um duplo dosador que possui duas saídas: em uma delas, sai a quantidade ideal para o rosto e, na outra, para o corpo, permitindo, dessa maneira, que o consumidor utilize apenas a quantidade necessária do filtro solar.

“Porém a preocupação da marca com a sustentabilidade foi além de pensar somente na economia do produto, por isso reduzimos em até 11% a quantidade de plástico usado na fabricação dos recipientes”, afirma Sandrino Vejar, diretor de marketing da Johnson & Johnson. Além disso, o novo formato de Sundown Praia & Piscina apresenta um grip na lateral, que, diferente da antiga embalagem lisa, possibilita que o usuário segure o protetor com mais firmeza.

L’Oréal apresenta tubo cosmético feito à base de papel biológico

A L’Oréal vai lançar, no ano que vem, o tubo cosmético feito à base de papel com certificação biológica. A inovação foi desenvolvida junto com Albéa. “Os benefícios ambientais vão ser testados por uma análise multicritério do Ciclo de Vida”, afirmou a L’Oréal em comunicado. Os primeiros produtos a usar a novidade devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2020.

 

Fonte: Revista H&C