Summer nails – Unhas para o verão

O mercado brasileiro de cosmé­ticos decorativos para unhas é bem próspero e atrai novos players a cada ano. São coleções infinitas de cores, texturas e looks a cada estação, para cada público, evento e até idade. Excelente!

Mas vejo que poucas empresas aproveitam o imenso nicho que existe para cuidar da SAÚDE das unhas, o que é paradoxal, pois o contingente de portadores de des­conformidades de unhas só au­menta.

Desde a fragilidade, unha encravada, martelada, presa na porta do carro, amarelada, roída, lascada, esbranquiçada, esfacela­da por sapatos apertados, espes­sada, e até acometida pelo ataque fúngico, viral ou bacteriano, existe um universo de pessoas que ne­cessitam de produtos para cuida­dos específicos e diários com as unhas, não só para o tratamento, mas também para a prevenção, a ser explorado pela área cosmética.

E mesmo quem está sob tratamen­to médico dermatológico precisa de sabonetes líquidos, bálsamos e emulsões complementares aos fármacos prescritos, afim de ter de volta unhas saudáveis.

 

Saudável X fora do padrão

As unhas das mãos crescem na ra­zão de 0,1 mm por mês, com es­pessura variável de 0,5mm a 0,75 mm. São fundamentais para pro­teger as extremidades dos dedos e podem sofrer mudanças, decor­rentes de várias doenças. Disfun­ções do fígado são facilmente per­cebidas pois as unhas apresentam estrias brancas transversais.

Doenças renais dividem as unhas em dois tons, branco e rosa. Quem sofre com doença cardíaca tem o leito da unha avermelhado e quem tem doença pulmonar pode sentir que as unhas têm um crescimento lento, são mais espessas e amare­ladas. Anêmicos têm unhas pálidas e diabéticos, unhas amareladas.

 

Cosméticos que salvam as unhas

Basta olhar as próprias unhas de­talhadamente e sentir quanto elas carecem de cuidados cosméticos, com produtos específicos, seg­mentados até por sexo. As suji­dades das unhas femininas é bem diferente das masculinas, e das crianças muito distinta dos adoles­centes, adultos ou idosos.

E, para terminar, não somente as fórmulas devem ser baseadas na superfície das unhas e cutículas, mas também as embalagens pre­cisam se adequar a esta finalidade. Válvulas dispensadoras na quantia exata, bicos que fazem o produto chegar até a camada mais inter­na, abaixo da unha, o hiponíquio ungueal. Cutículas, chamadas de eponíquio, também necessitam de cuidados especiais.

Por aqui já percebemos quantas oportunidades de novos produtos e negócios nossa área cosmética ainda tem para explorar, bons de­senvolvimentos e até a próxima!

2018-12-07T10:38:20+00:004 dezembro , 2018|Categoria Teste|