Maquiagem para a boca favorece a beleza e o bem-estar
O cuidado com a boca vai além da beleza. Marcas relevantes do segmento de maquiagens mostram que, mesmo com o uso de máscaras – novo hábito de segurança contra a Covid-19 –, a consumidora deve procurar soluções que cuidam dos lábios e também ajudam a manter e melhorar a confiança e a autoestima.

Isabela Massola, diretora de corebeauty da Natura, lembra de que em inúmeras crises da história falava-se muito em “efeito batom”, mas que agora, nesta pandemia, por conta do uso da máscara facial de proteção contra o vírus, se começa a falar de um possível “efeito delineador”. A executiva diz ainda que, apesar do apreço das brasileiras por produtos para os lábios, o uso de máscaras faciais de proteção pode elevar a atenção à área dos olhos na hora da maquiagem.

“De qualquer forma, como exemplificamos com alguns de nossos produtos, o consumo de itens para os lábios vai muito além da cor. Envolve também cuidado e tratamento, necessidades que continuam valendo mesmo dentro de casa e com a adoção de máscaras faciais”, afirma.

A diretora ressalta que nas maquiagens premium, como as da marca Natura Una, as fórmulas possuem tecnologia que permite alta fixação e que não transferem facilmente. “O batom matte intransferível de Una dura até 12 horas sem transferência de cor, graças à tecnologia de partículas que a marca emprega”, explica.

Mais novos – Recentemente, a Natura lançou o hidratante labial da mara Una. A sua fórmula com FPS 15 é enriquecida com infusão de manteigas bioativas da biodiversidade brasileira, que recuperam a saúde dos lábios. O novo produto também promete hidratação por até oito horas.

A marca terá mais novidades em breve, como um batom com acabamento matte, pigmentação extrema, mas super leve e confortável, com textura aveludada. O item deve contar com alta tecnologia de micropartículas naturais que disfarçam linhas finas e contribuem para a uniformização dos lábios, tudo em um produto vegano.

Outro exemplo da Natura é um batom lançado no final de 2019 e que já virou ícone da maquiagem na empresa: o batom CC, “a combinação perfeita entre maquiagem e tratamento antissinais”. “Com base em todo nosso conhecimento de Chronos, investigamos a fundo o processo de envelhecimento dos lábios e, a partir disso, criamos uma combinação tecnológica exclusiva para garantir resultados comprovados em rigorosos testes de eficácia”, diz Isabela.

São 10 benefícios em 1: alta cobertura, alta fixação, recupera a firmeza dos lábios, suaviza linhas, uniformiza a textura, hidrata por 24 horas, recupera maciez, aumenta o volume, tem ação antissinais (com proteção UVA e FPS 25) e acabamento cremoso. Contém manteiga de cacau bioativa, que estimula a produção de colágeno, e ceramidas de passiflora, que restaura, recupera e hidrata os lábios.

Produtos multibenefícios sempre foram mais facilmente encontrados em produtos para a pele, mas na maquiagem para a boca isso também é possível. “Como mostra nosso batom CC, hoje temos tecnologias que permitem essa integração de vários benefícios também para os lábios: skincare e maquiagem num só produto”, diz a diretora.

Além do mais, ela acrescenta, há uma aplicação cada vez mais diversa de produtos em diferentes partes do rosto. “Um bom exemplo são os batons líquidos sendo aplicados nas pálpebras para um efeito molhado e um look mais moderno”.

Juliana Barros, diretora de marketing da Avon
Sem transferir – A diretora executiva de marketing da Business Unit Make Up na Avon, Juliana Barros, também concorda que a busca da consumidora não é apenas pelo embelezamento. “Cada vez mais, buscam algo além da cor”, afirma. Para ela, benefícios como conforto e hidratação são fundamentais para produtos para os lábios.

A executiva conta que a Avon trabalha para sempre apresentar produtos inovadores e acessíveis ao seu público. Um lançamento de 2019 que vale ser ressaltado, segundo Juliana, é o batom líquido Matte Power Stay, que acabou ficando conhecido como o batom da Marta, jogadora de futebol feminino.

Juliana revela que desde o seu lançamento o produto continua a performar (bem) durante todas as campanhas de venda da marca e isso deve ser muito devido às características e benefícios do produto. “Com 16 horas de fixação, é o único batom de longa duração que se move com os lábios, graças à sua tecnologia exclusiva powerstay. A sua fórmula também garante cor vibrante durante todo o dia sem a necessidade de reaplicação, sem borrar, escorrer ou transferir. Ideal para rotinas corridas ou para as apaixonadas por alta durabilidade”, diz.

Outra aposta da empresa é o lançamento, de junho de 2020, de Avon Batom Ultra 8 em 1. Juliana afirma que esse é um dos investimentos da marca em produtos de maquiagem que contenham ativos de tratamento, uma tendência no mercado mundial. “Com tecnologia Hialu-complex, a sua fórmula é composta por ácido hialurônico, extrato de romã, óleo de jojoba, colágeno, vitamina E, retinol e cafeína, que garantem lábios mais preenchidos e volumosos, com hidratação instantânea e aparência suave e firme”, explica.

O maior diferencial desses produtos, Juliana explica, são as suas fórmulas que sempre trazem tecnologias patenteadas desenvolvidas pelos cientistas da empresa em seus centros de pesquisa e inovação em Suffern, Nova York. “Esses lançamentos buscaram trazer complexos ingredientes que em conjunto entregam benefícios para atender aos pedidos das consumidoras, sempre aliados à alta performance e conforto nos lábios”, diz.

Case – Juliana destaca o case do batom líquido Matte Power Stay, um projeto de desenvolvimento de tecnologia a longo prazo. O foco foi nos dois maiores pontos de insatisfação das consumidoras em relação aos batons de alta duração disponíveis no mercado: a sensação de desconforto nos lábios, uma vez que os batons com esse benefício normalmente deixam os lábios ressecados, e a falta de flexibilidade.

“O time global de pesquisa e desenvolvimento da Avon analisou o processo de desenvolvimento de um batom de longa duração e inovou na escolha das matérias-primas. Os emolientes que oferecem a hidratação, o conforto e a sensação agradável normalmente são brilhantes, pois geralmente são óleos, e isso impacta no efeito matte geral. Pesquisamos e desenvolvemos uma tecnologia de emolientes e ingredientes que entregava o efeito matte de longa duração. Com isso, obtivemos um batom com maior durabilidade e ainda assim muito agradável aos lábios”.

Juliana diz que o batom sempre foi um item de beleza que trouxe empoderamento às mulheres e que no contexto atual, quando para sair é necessário o uso de máscaras, o batom acabou perdendo em parte o seu protagonismo. Mas, segundo a executiva, há espaço para os batons que entregam tratamento ou alta duração, sem transferir para a máscara.

“Já para aquelas mulheres que estão trabalhando remotamente, ele é o responsável por dar um up. Algumas consumidoras, inclusive, afirmam que, em determinados momentos, passar um batom ajuda se sentir mais autoconfiante e pronta para enfrentar os dias de isolamento social”, diz.

Embalagem atrativa – A aplicação do produto para boca também importa e pode fazer a diferença na escolha da consumidora. Uma novidade da Avon, de março, ajuda a entender esse olhar da indústria para os produtos desse segmento.

“Lançamos o batom Matte Legend e o seu grande diferencial está exatamente no formato da bala do produto, que é hexagonal, semelhante a um pincel de maquiagem, o que permite que o contorno seja feito com maior facilidade e garante melhor definição dos lábios”, explica Juliana. O item ainda conta com fórmula primer, que proporciona conforto e duração nos lábios.

Muito brilho – O brilho já era previsto como tendência para 2020, efeito gloss, gloss vinílico para os lábios, máscaras faciais iluminadoras, destaca Andréa Adams, gerente de desenvolvimento de negócios em personal care na MCassab. “O brilho reganha destaque e a área dos olhos, decorrente do uso frequente de máscaras”, diz.

Para maquiagens da boca, a empresa destaca as ceras 100% vegetais que oferece para estruturar as balas de batons com alta estabilidade e sem recristalização e também as ceras vegetais de flores e frutos para doar sensoriais diferenciados e claims de marketing.

A fornecedora oferece emolientes 100% vegetais que agem como “agente molhante” para pigmentos que são seguros para a saúde e específicos para pele sensível. E também emoliente ceroso de ponto de fusão igual ao da pele, que promove sensação de derretimento ao aplicar o batom nos lábios e doa uma super maciez e hidratação.

Inovação também está presente no portfólio, como as ceras de rosas, chá e jasmim, sustentáveis e que doam sensorial de maciez aos produtos e claims de marketing.

A executiva acredita na força do tratamento para produtos labiais, por meio de claims principais que as empresas fabricantes devem ficar atentas para atender, como ação no-transfer, hidratação e regeneração labial.

Ana Paula Rezende, diretora comercial da Solabia
Cuidado com a pele – A maquiagem também trata de diferentes problemas de pele do lábio. Aliados a esse cuidado, produtos que ofereçam bem-estar, conforto, harmonia, por meio de texturas e apresentação, são potencialmente favoráveis nesse mercado. A opinião é de Ana Paula Rezende, diretora comercial da Solabia Biotecnológica.

“No caso de maquiagem para lábios, vale a pena citar também a procura do consumidor por fórmulas mais naturais e que tenham longa duração”, completa.

A Solabia possui os PCA’s Lipofílicos e dentre eles destaca dois produtos que são ideais para formulações de batom. “O PCA, ácido carboxil pirrolidônico, está presente na pele, sendo que 96% desta substância encontra-se no estrato córneo”, diz.

O primeiro destaque, segundo Ana Paula, é o Laurydone, obtido através da junção do L-PCA com álcool láurico. “Esse produto aumenta a hidratação imediata da pele, depois de uma hora, e a longo prazo, depois de 24 horas. Possui uma cadeia carbônica longa que melhora a ação de filme hidrofílico e estimula a produção progressiva de L-PCA, que limita a desidratação da pele progressivamente, trazendo brilho e leveza enquanto garante hidratação imediata e de longa duração”, explica.

O outro produto que a empresa promove para essa aplicação é o Waxidone, que promete aumentar a hidratação da pele imediatamente devido à combinação otimizada dos ésteres láurico e berrênico. “Aumenta o ponto de ruptura dos batons, trazendo brilho, leveza e emoliência”, diz a diretora.

A expectativa de recuperação do mercado, após queda devido à pandemia, é positiva, de acordo com ela. “O batom ainda é a maquiagem mais utilizada pelas mulheres. Há estudos que mencionam que um em cada três produtos cosméticos comercializados é para os lábios”, diz Ana Paula.

O batom, segundo a executiva, sem dúvida aumenta a autoestima de qualquer mulher, que se sente mais forte e mais segura com os lábios coloridos. “É possível que com o fim da pandemia e a não necessidade do uso de máscaras, essa categoria se recupere gradativamente, pois não há nenhum outro item de maquiagem que tem o mesmo poder de um batom”, completa.

Caroline Marques, assistente de marketing técnico da Focus
Mix diverso – Fornecedores e distribuidores de matérias-primas têm soluções diversas para as empresas que pretendem se destacar no segmento de maquiagens, especialmente para a boca. A Focus Química é uma das empresas que têm um portfólio diverso e ilustra bem esse caso.

A distribuidora oferece ativos, modificadores de sensorial, vitaminas e filtros solares da representada DSM, silicones da Wacker, esfoliantes da Lessonia, ésteres, emolientes e ceras naturais da Stéarinerie Dubois, Sophim e Megh. Também inclui no seu portfólio os aromas da Aromaty e pigmentos microencapsulados da Tagra Biotechnologies.

“Praticamente todas as nossas representadas possuem especialidades para o mercado de maquiagem, incluindo a beleza e o cuidado com os lábios”, diz Caroline Marques, assistente de marketing técnico da empresa.

Caroline afirma ainda que um fator relevante é a nova parceria entre a Focus Química e Geotech, empresa holandesa produtora de pigmentos de alta qualidade e com efeitos especiais. A inclusão dessa representada em nosso portfólio com certeza nos trará uma força ainda maior no mercado cosmético, principalmente no seguimento de maquiagem”, conta.

Dessa empresa da Holanda, uma diferencial, segundo Caroline, é a sua nova linha de pigmentos denominados “livres de plástico”, desenvolvidos como alternativa ecológica ao glitter de poliéster. “São pigmentos da linha Geoflake, que promovem efeitos de glitter, com muito brilho, sem prejudicar ao meio ambiente”, explica.

A coleção Geoflake dispõe de oito cores: prata, branco, ouro vermelho, azul royal, verde, lavanda, salmão e arco-íris. Cada uma delas está disponível em dois tamanhos de partícula: XL, com uma média de 350µ e XXL, com uma média de 750µ. “Essa novidade foi lançada em março deste ano e promete impressionar os consumidores com efeitos únicos”, recomenda a especialista da Focus.

Oportunidade – Pensando em produtos labiais, o lip care, ou o cuidado com os lábios, cresceu nos últimos anos e, mesmo com a pandemia, pesquisas demonstram que a área destinada aos lábios continua sendo procurada, comenta Caroline.

Ela conta também que uma pesquisa divulgada pela DSM mostrou que a geração Z, durante a pandemia e o isolamento social devido à Covid-19, optou por balms labiais e batons, em 62% dos casos, como produtos de maquiagem essenciais para compra e uso. Sendo essa a maior porcentagem comparada aos demais itens do setor de maquiagem.

“Uma solução que podemos oferecer para os produtos de maquiagem no geral, mas principalmente os labiais, é o aumento da resistência à transferência e maior durabilidade do batom, para evitar que o batom borre ou que o pigmento se transfira para a máscara. Pensando nisso, uma solução é usar resinas e elastômeros de silicone”, conclui.

Mercado – O segmento de produtos para a boca faturou R$ 2,67 bilhões em 2019 no Brasil, sendo responsável por 26,5% do total do mercado de maquiagens, segundo dados da Euromonitor. Em cinco anos, terminados no ano passado, o segmento de boca evoluiu 22,9% em valor.

Ranking de marcas em maquiagens para os lábios – 2019

1 Mary Kay

2 Grupo Boticário

3 Avon

4 Natura & Co

5 Estée Lauder

Tendência de forte alteração no consumo

Estudo da Kantar divulgado no final de março deste ano previa as categorias mais impactadas pela pandemia no Brasil. Veja o ranking em cosméticos e cuidados pessoais:

1º Maquiagem

2º Banho/ hair care

3º Fragrância

4º Hidratação rosto e corpo

5º Desodorante

*Diferença (%) na frequência de uso semanal entre quem trabalha e não trabalha em casa pelo menos uma vez por semana

Durante a Pandemia, novos hábitos de consumo estão surgindo ou se intensificando e alguns deles impactam a categoria de maquiagem:

– Com a maior conscientização e preocupação com a higiene, aumenta a importância dos aplicadores de maquiagem;

– Com o isolamento social, a venda de maquiagem pela Internet se intensificará e isso demandará da indústria tecnologias e ferramentas capazes de garantir a experimentação virtual dos produtos;

Fonte: Revista H&C