Aumenta a atenção das empresas fabricantes de produtos finais e de ma­térias-primas quanto às oportuni­dades que o segmento de limpeza de banheiro oferece em household. Esse mercado vem apresentando resultados positivos mesmo diante de períodos mais desafiadores da economia. E a expectativa para o futuro breve é otimista.

A categoria Bathroom Cleaners, de produtos específicos de limpeza dos banheiros, segundo a Euromonitor, cresceu 45,9 % nos últimos cinco anos. Em 2017, faturou R$ 260,4 milhões. A previsão da empresa é que alcance R$ 308,4 milhões em 2022. Em volume, nesse mesmo período, o crescimento foi de 7,2%, alcançando 15,8 mil toneladas de produtos em 2017.

Já a categoria Toilet Care, de pro­dutos específicos para o vaso sa­nitário – incluindo líquidos, géis e pedras –, cresceu 24% nesse mesmo período, movimentando R$ 472,1 milhões em 2017 e um volume de 5,9 mil toneladas. Em volume, nos últimos cinco anos, esses produtos registraram queda de 3,4%. Para os próximos cinco anos (2017-2022), entretanto, a

Euromonitor prevê um aumento em volume de 15%. O banheiro deve ganhar relevância na limpeza da casa (leia quadro).

Renovação – Das fabricantes que lideram esse mercado, a SC Johnson é uma que está atenta às oportunidades e demonstra esforços para incrementar sua atuação nele. A exemplo da mo­vimentação nas linhas de cozinha e banheiro Mr Musculo. Segundo a fabricante, os segmentos de produtos de limpeza chamados Especialistas, como os de cozinha e banheiro, são os que mais cres­cem em vendas nos últimos anos.

“Atenta a essa tendência, Mr Mus­culo acaba de relançar suas linhas de cozinha e banheiro. Os novos produtos contam com uma fórmu­la mais eficiente e uma fragrância ainda mais agradável. Por conta da nova fórmula, os rótulos também foram atualizados”, afirma em nota.

Lançamentos – A Bombril tam­bém marca presença, com novida­des para esse mercado. A empresa está no momento de um grande lançamento na linha de limpado­res, que não envolve apenas itens para o banheiro, mas sim para a casa toda. A nova linha, que leva a marca Limpol, referência para as donas de casa há mais de quatro décadas, segundo ressalta a fa­bricante, chegou ao mercado em agosto deste ano.

“A nova linha de limpadores Lim­pol conta com tira-limo e limpeza pesada, itens recomendados para limpeza de banheiro e azulejos, além do limpa-vidros – ‘3 em 1’, ‘4 em 1’ com álcool e o exclusivo limpa-vidros com ação antiemba­çante, que cria uma película que impede que o vapor d’água emba­ce os espelhos do banheiro no pós­-banho”, explica Gustavo Amaral, da área de marketing da empresa.

Essa coleção conta com 38 itens nos segmentos multiuso, incluindo também, desengordurantes, lim­pador perfumado, limpador baby, limpa inox, limpa alumínio, limpa­dor para eletrodoméstico e limpa­dor para eletroeletrônicos.

A expectativa com o lançamento é que a empresa tenha um cresci­mento, no primeiro ano, de 20% da sua receita para a linha de lim­padores. Amaral ressalta ainda que a marca passa por uma moderniza­ção, com novo logo e nova identi­dade visual das embalagens. “Es­tamos reforçando ainda mais os benefícios de performance, pratici­dade e perfumação, característicos dos produtos da marca”, explica.

O executivo lembra também que além dos produtos da marca Lim­pol para limpeza da casa, a Bom­bril conta com uma linha com­pleta de desinfetantes, com as marcas Pinho Bril e Kalipto, “tra­dicionais e conhecidas da dona de casa”. Segundo ele, ambas as linhas são ideais para limpeza de banheiro, pisos e mobiliário. “Além do mais, (a empresa) con­ta com a linha Pinho Bril Accept, ideal para limpeza de sanitários e banheiros como um todo. Com esses produtos, a Bombril ofere­ce para os seus consumidores um portfólio completo para deixar a sua casa toda limpa, livre de ger­mes e bactérias e perfumada por muito mais tempo”, afirma.

Amaral acrescenta que o mercado de limpadores em geral é bastan­te promissor, no qual a empresa aposta muito. “Afinal, os consu­midores buscam por produtos que entreguem performance e pratici­dade, a um preço justo. Esse é o propósito da Bombril e por isso acreditamos que a nova linha de limpadores Limpol pode colaborar muito para o crescimento desse mercado”, completa o executivo.

“Limpar a casa e o banheiro, es­pecificamente, não é uma tarefa agradável para a maioria dos con­sumidores. Nesse intuito que a Bombril inova com uma linha que traz praticidade e eficiência, para endossar ainda mais a parceria da marca com seus consumidores nesses ‘momentos difíceis’. Essa é a tendência do mercado para os próximos anos e nisso que acreditamos”, conclui.

Desempenho superior – A bus­ca por fórmulas mais eficientes é contínua, afinal o consumidor de­seja praticidade e resultado. Pen­sando nessa demanda, empresas de matérias-primas desenvolvem soluções para apresentar alterna­tivas a fabricantes de produtos no segmento de limpeza de banhei­ros. Uma delas é a Clariant. Um de seus lançamentos é o Glucopu­re Wet, obtido a partir do açúcar e de óleos naturais.

“Permite formular um limpador de banheiros que, quando comparado aos tensoativos tradicionais, apre­senta um desempenho superior na remoção de resíduos de sabão e não danifica as superfícies plás­ticas, evitando manchas e racha­duras”, explica Fabrizio Mazzeo, gerente técnico da Clariant para o segmento de home care.

“A flexibilidade também é um ponto-chave deste não-iônico, que pode atuar como tensoativo principal ou secundário. Além de ser líquido, dispensando o aque­cimento antes do uso, ele possui excelente compatibilidade com tensoativos catiônicos, aniônicos, anfóteros e não-iônicos, é estável em uma ampla faixa de pH (4 a 10) e possui um perfil de geração de espuma completamente ajustá­vel”, complementa.

Biodegradável – A Química Anas­tacio também tem novidade. A empresa apresenta um novo con­ceito em bactericida, o Salibact (Di-Undecilenato de Clorexidina). Trata-se de um produto de ação bactericida e fungicida biodegra­dável. “Pode ser usado em diver­sos tipos de produtos finais, como desinfetantes, limpadores em geral e até mesmo sabonetes líquidos. A biodegradabilidade é justamente um diferencial, tendo em vista as restrições de algumas móleculas convencionais”, diz Ceiane Gonçalves, coordenadora de vendas.

A distribuidora também possui ou­tras soluções para produtos limpa­dores de banheiro em seu portfólio, como ácido sulfônico, butilglicol e óleo de eucalipto. “Destacamos o cloreto de benzalcônio, bactericida de excelente custo-benefício, usa­do em desinfetantes e limpadores em geral”, completa Ceiane.

Secagem rápida – No portfólio da Basf, um destaque é um pro­duto bactericida chamado Protec­tol BN. De acordo com Fabricio Soto, gerente sênior de home care na empresa, esse item, ao mesmo tempo em que mata as bactérias, suprime a reação química de de­composição da ureia, eliminando os maus odores dos banheiros com dois mecanismos distintos. “Pode ser usado tanto em limpa­dores de superfícies para banhei­ros como aditivo para limpadores de vasos sanitários”, diz Soto.

A fornecedora tem duas inova­ções para limpadores de banhei­ros. Um agente bacteriostático chamado Tinosan HP 100, que evita o crescimento de bactérias, deixando o banheiro higienizado e livre de contaminação por mais tempo, e um aditivo de secagem chamado Polyquart 149, que promete facilitar a limpeza do banheiro, a secagem da água e manter vidros e espelhos limpos, brilhantes e sem marcas.

Concentrados – A Oxiteno é outra fornecedora que possui um amplo portfólio de soluções para limpa­dores de banheiro. A empresa, porém, ressalta para esse mercado o uso da linha Alkonat L, que são compostos biodegradáveis obtidos através da reação de álcool láurico com óxido de eteno.

“Em função do grau de etoxila­ção, essa linha apresenta produ­tos que exibem diferentes valores de HLB (sigla em inglês para ba­lanço hidrofílico-lipofílico), trazen­do benefícios variados para a bus­ca de performance e solubilidade de solventes, fragrâncias e óleos essenciais”, explica Elvis Barreto, da área de pesquisa e desenvolvi­mento da empresa.

Uma tendência forte para o mer­cado de limpadores de banheiro, segundo o executivo, é o cresci­mento dos produtos multiusos concentrados. “Pensando em ga­rantia de resultado e praticidade, uma das alternativas seria a oferta de concentrados, os quais o consu­midor pode diluir mais ou menos, dependendo de qual cômodo irá limpar e de qual o poder de limpe­za que precisa”, afirma.

Seguindo na mesma linha, mas pensando em formuladores e não em consumidores finais, uma ten­dência para as empresas, segun­do Barreto, seria a otimização de produção via desenvolvimento de um chassi único de formulação. “A Oxiteno conseguiu desenvol­ver um projeto semelhante em um grande cliente global, no qual foi possível harmonizar as matérias­-primas usadas nas formulações de limpadores de superfície e a linha Alkonat L foi protagonista nessa solução”, conta.